Porquê seu SGQ pode estar em perigo?

Bom dia leitores! Hoje venho falar com vocês sobre o risco iminente de assumir a implantação de SGQ com a utilização de softwares. Entendo que o que essas empresas de consultoria oferecem aos seus clientes é o milagre da certificação em 2 ou 4 meses, mas o que devemos nos perguntar é se a empresa pode assumir este risco, deixando um certificado na parede e criar uma gestão "online" e longe do "gemba"?

Para quem não conhece essa expressão, "gemba" é o chão de fábrica, ou seja: o local de sua empresa que podemos identificar riscos, oportunidades de melhorias, local onde aplicamos as principais ferramentas da qualidade.

Sabemos que uma boa gestão demora anos para surtir algum efeito e trazer efetivamente resultados objetivos para a empresa. Abaixo listei alguns desafios que todos gestores da qualidade enfrentam ou já enfrentaram:

  • Falta de envolvimento da equipe;
  • Falta de motivação de equipe;
  • Falta de recursos para o sistema de gestão da qualidade;
  • Falta de capacitação da equipe;
  • Colaboradores descompromissados com a empresa / SGQ.

Analisando o requisito 5.1 da norma ISO 9001:2015, podemos observar que não podemos realizar uma gestão eficiente e eficaz sem o engajamento da liderança (coisa que um software nunca irá fazer por sua empresa), veja abaixo o requisito relacionado:

5.1 Liderança e comprometimento

A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao sistema de gestão da qualidade:

a) responsabilizando-se por prestar contas pela eficácia do sistema de gestão da qualidade;

......

d) promovendo o uso da abordagem de processo e da mentalidade de risco;

......

f) comunicando a importância de uma gestão da qualidade eficaz e de estar conforme com os requisitos do sistema de gestão da qualidade;

......

h) engajando, dirigindo e apoiando pessoas a contribuir para a eficácia do sistema de gestão da qualidade;

i) promovendo melhoria;

j) apoiando outros papéis pertinentes da gestão a demonstrar como sua liderança se aplica às áreas sob sua responsabilidade.

Lendo este trecho da norma, fica claro para nós gestores que temos um papel primordial na implantação do sistema de gestão da qualidade, que é o envolvimento dos colaboradores e foco no resultado diretamente ligado ao "gemba". Nós da Enove Soluções estamos aptos a identificar tais riscos em sua empresa realizando auditorias mensais e criando o círculo da qualidade (composto por funcionários chaves de cada processo), motivando seus colaboradores à buscarem a melhoria contínua.