A importância das inspeções de processo.

Bom dia caros leitores!

Hoje iremos comentar a respeito de uma tendência mundial, que é a Indústria 4.0, talvez você já tenha ouvido falar sobre o termo mas desconhece o assunto.

Vejo que pessoas se atualizam, conceitos mudam a cada momento, vivemos numa época em que a informação é rápida e sua consequente mudança também, pensando neste contexto, porque as indústrias não iriam se atualizar também?

Com a revolução da internet cada vez mais rápidas, podemos ter acesso a informações importantes da máquina durante o processo, informações que sabemos que são primordiais que tenhamos ela no momento exato de um "descontrole" de processo, diante disso podemos tomar ações eficazes para controle do processo imediato. Imaginem um cenário onde controlamos o processo com um Controle Estatístico de Processo (CEP) imediato, sem intermédio de planilhas e formulários que só encherão seu armário. Imagine um cenário onde este Controle Estatístico de Processo está de fácil acesso a todos, onde poderemos interagir com o processo e regular o problema diante de uma tela de computador. Vejo este processo como tendência, e não devemos descarta-la, pois corremos o risco de ser "engolido" pela concorrência.

Veja abaixo algumas perguntas que nos orientarão na tomada de decisão:

Seu processo ainda é monitorado por formulários?

Quanto tempo a informação leva para que seja tomada uma ação efetiva de processo?

Qual o nível de modernização de suas máquinas e equipamentos?

Mesmo que não existam máquinas e equipamentos modernos, você consegue realizar um estudo de causa das não conformidades apresentadas?

Qual o nível de incidência de problemas de falta de informação de seu processo? E o que isso acarreta?

Como consultor, vejo um cenário muito distante da modernização das indústrias, principalmente pensando no interior paulista. Consultemos e realizamos um diagnóstico gratuito em seu processo para avaliar o nível de automatização de suas informações!

Até a próxima.